Completando o seu terceiro ano de existência este ano letivo de 2016/ 2017, consideramos que o Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Oeiras (CFDCO) se afirma como um polo de desenvolvimento desportivo, dinamizando atividades de canoagem que têm vindo a possibilitar:

  1. o alargamento da oferta e oportunidades aos alunos;
  2. a melhoria do seu desempenho desportivo;
  3. a rentabilização de recursos humanos e materiais.

A sua intervenção tem recaído prioritariamente nas escolas do concelho de Oeiras, seguindo-se-lhe Cascais e Amadora (por estarem abrangidos pela CLDE, de ACO). Não obstante, recebeu todo o ano, semanalmente, o grupo equipa de canoagem de Sintra e esteve também acessível a marcações de escolas de Lisboa, da margem sul e até Torres Vedras.

O CFDCO manteve as parcerias com a Associação Desportiva Escolar Náutica de Oeiras (ADENO), da qual fazem parte os AE de São Bruno, AE Conde de Oeiras, AE S.Julião da Barra e ES da Quinta do Marquês; com a Câmara Municipal de Oeiras; União de Juntas de Freguesia Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e Instituto Português de Desporto e Juventude (via CMO).

Dispõe ainda de condições particulares no relacionamento com a Escola Rui Meira (Meira Pro Center) e a Sipre.

O CFDCO cumpriu e até excedeu as atividades programadas no início do ano letivo, assim como correspondeu às diretrizes emanadas pela estrutura nacional do Desporto Escolar (reuniões, momentos de monitorização e dossier on line devidamente preenchido e atualizado).

Assim, o trabalho efetuado pelo CFDCO ao longo deste ano letivo incidiu nos seguintes itens:

Ao nível da Iniciação, recebemos 1394 alunos do 4º ao 12º ano, incluindo 13 alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em atividade inclusiva e 166 alunos de cursos profissionais.  1178 alunos são de escolas do concelho de Oeiras e 216 alunos de escolas de Amadora, Sintra, Lisboa, Costa da Caparica e Torres Vedras.

Relativamente ao treino de aperfeiçoamento e especialização apoiámos, ao longo do ano letivo, o treino sistemático de 20 Grupos equipa de canoagem (19 de escolas do concelho de Oeiras e 1 de Sintra), totalizando 242 alunos em atividade regular semanal.

 Em situações pontuais, demos apoio ao trabalho do AE Aquilino Ribeiro.

 Beneficiaram de sessões de treino de especialização 5 alunos de nível avançado, 3 do AE S.Julião da Barra e 2 da ES Quinta do Marquês.

Realizámos também uma Ação de Formação com o tema ” Competências Básicas de Canoagem em Contexto Escolar III “para os professores com GE de Canoagem das escolas afetas ao CFDCO – 30 de setembro de 2016, estando presentes 15 professores.

Das várias  atividades em que participámos destacamos:

– Participação na Feira Náutica “Mar & Vento”, Porto de Recreio de Oeiras, 19 maio 2017 – 20 alunos – 3 professores;

–  Colaboração na organização da Travessia António Bessone Basto, mediante acompanhamento/apoio aos  atletas durante as provas, Rio Tejo, entre Paço de Arcos / Porto de Recreio de Oeiras, 21 de maio de 2017 – 3 professores – 2 alunos;

–  Atividade para alunos AE São Bruno, eleitos com melhor Espírito Desportivo, Piscina Oceânica de Oeiras – 1 junho 2017 – 35 alunos, 3 professoras;

– Comemoração do Dia Mundial da Criança – Piscina Oceânica de Oeiras, 1 junho 2017 – 81 alunos (alunos de Canoagem AE São Bruno+ 1 turma + alunos de Canoagem do AE SJulião da Barra), 5 professores.

Em parceria com a ADENO organizámos:

– duas atividades na Lagoa de Albufeira (caminhada, canoagem, windsurf e SUP), 27 outubro 2016 – 102 alunos (7 com NEE), 10 professores e 28 abril 2017 – 105 alunos ( 8 com NEE), 13 professores;

– os Campeonatos Internos, Pista do Jamor – 21 a 25 novembro 2016 – 216 alunos, 19 professores;

– os Campeonatos Concelhios (Oeiras, Cascais e Sintra), Pista do Jamor – 25 de janeiro 2017 – 120 alunos (107 de Oeiras,  10 de Cascais (3 com NEE) e  3 de Sintra), 21 professores;;

– o II Torneio de Caiaque pólo, apoiado pelo coordenador nacional da modalidade e alguns dos seus jogadores, Pista do Jamor – 25 de janeiro 2017 – 12 equipas, num total de 96 alunos, 9 professores.

Em parceria com a ADENO e CLDE de ACO:

 – Realizámos o campeonato Inter CLDE , na pista do Jamor, fase de apuramento para os Regionais), Pista do Jamor – 6 de março (Infantil A e B) e 7 de março (restantes escalões) –  participaram 13 AE/Escolas (10 de Oeiras, 2 de Cascais e 1 de Sintra) num total de 144 alunos (2 com NEE) e 24 professores.

Em parceria com a CLDE de ACO:

II Encontro/ Convívio de Canoagem para Desporto Adaptado – Pista do Jamor – 8 de fevereiro 2017 – 30 alunos (12 de Oeiras, 14 de Cascais e 4 da Amadora), 15 professores.

Participação nos Campeonatos Regionais e Nacionais do Desporto Escolar:

Campeonato Regional de Canoagem DE, no Parque das Nações, dia 3 de maio 2017 – 28 alunos, 4 professores.

– Participação no Campeonato Nacional de Canoagem DE, em Gondomar, dias 19/21 maio 2017 – 14 alunos, 1 professor.

Os nossos agradecimentos aos Alunos, Encarregados de educação, Professores, Direções e todas as Entidades parceiras, cujo esforço conjunto permitiu um trabalho contínuo, persistente e árduo ao longo de todo o ano mas que superou tantas dificuldades, terminando com a magnífica sensação de dever cumprido e êxito alcançado.

Boas Férias e Boas Pagaiadas!

Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Oeiras

Mª Gabriela Monteiro (AE São Bruno)

Ana Valente (AE S.Julião da Barra)

Susana Lopes (ES Quinta do Marquês)

Rui Rolo (AE 4 de outubro)