A Coordenação Local do Desporto Escolar de Amadora, Cascais e Oeiras (CLDE ACO), organizou no dia 24 de novembro, nos Salesianos do Estoril a “Ação de Formação de Arbitragem” para alunos (as) árbitros.

Percebendo a importância da arbitragem no Desporto Escolar, nomeadamente a sua influência na qualidade do jogo, a CLDE ACO integrou no seu plano de atividades uma ação de formação de arbitragem para alunos-árbitros, nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol.

Pretendeu-se com esta ação, consolidar a formação inicial ministrada ao nível da escola, uniformizar critérios e comportamentos, potenciar competências dos alunos-árbitros e promover o gosto/respeito pela arbitragem, no sentido de melhorar a qualidade do jogo formal.

Na sessão de abertura tivemos todos a oportunidade de ouvir a preleção sobre o perfil do árbitro efetuada pelo ex-árbitro Pedro Henriques, transmitindo inequivocamente a sua vasta experiência pessoal, académica e de pensador do fenómeno de arbitragem. Este momento, foi deveras marcante para os alunos e professores, segundo a análise da avaliação final efetuada pelos mesmos.

A formação específica por modalidade foi composta por duas partes, uma sessão teórica onde foram abordados os seguintes conteúdos: breve caracterização do jogo, o protocolo de início, principais regras e sinalética; e uma sessão prática onde se aplicaram os conteúdos abordados na sessão teórica.

Participaram noventa de três (93) alunos e trinta e sete (37) professores, representantes de quinze (15) AE|Escolas, pertencentes à CLDE ACO que posteriormente foram distribuídos pelas quatro modalidades.

Pudemos contar com a colaboração de excelentes formadores com vasta experiência neste âmbito, e que de forma clarividente contribuíram para o sucesso desta formação. No final da ação, a Coordenação Local do Desporto Escolar de Amadora, Cascais e Oeiras presenteou com uma placa a assinalar a disponibilidade, conhecimento e a competência evidenciadas, à Prof.ª Sandra Deveza (Voleibol) do Agrupamento de Escolas de Carnaxide, ao Doutor Hugo Virgílio (Andebol), ao Professor José Tavares da Silva (Basquetebol) do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral e ao Prof. Vítor Arsénio (Futsal) da Escola Secundária da Ramada.

Esta ação não seria possível sem o elevado e valoroso empenho por parte da Direção dos Salesianos do Estoril em todas as fases (de planeamento e de execução) inerentes a esta ação de formação, facto que a CLDE ACO enalteceu publicamente ao Sr. Padre Diretor. Não olvidando o agradecimento ao professor Helder Marcos dos Salesianos do Estoril que contribuiu significativamente para a elevada qualidade do evento.

A coordenação contou mais uma vez, com a colaboração imprescindível do Agrupamento de Escolas de Carnaxide, onde a CLDE ACO está sediada, na parte do planeamento logístico (lanches, placas de agradecimento, etc), facto que foi referido no “ flyer” de apresentação e facultado a todos os participantes.

A CLDE ACO pretende em edições futuras melhorar este tipo de ações tão importantes na formação dos jovens deste país.

Professor Aurélio Oliveira

Coordenador da CLDE de ACO